Durante muito tempo, o segmento de tecidos priorizou questões relacionadas com a criatividade e a estética, assim como conforto e a funcionalidade dos seus produtos. Porém, com a pandemia do coronavírus (Covid-19), outros quesitos tornaram-se extremamente relevantes no momento da escolha do tecido para um projeto, tais como critérios relacionados com tecnologia que ofereçam segurança e praticidade para os ambientes e usuários, assim como facilidade para uma higienização efetiva.

Por isso, no post de hoje vamos entender as principais inovações tecnológicas para o segmento de tecidos, inclusive com destaque para algumas que são fundamentais para o cenário pós-pandemia.

Tecnologia para tecidos: principais inovações

Destacamos aqui três tecnologias no segmento de tecidos com múltiplas utilizações.

Estamparia digital

A estamparia digital é uma solução ideal para clientes que gostam de exclusividade e qualidade. Essa tecnologia permite reproduzir a imagem inicial definida com uma grande riqueza de detalhes e com uma diversidade de cores, gerando uma tonalidade muito viva, com uma alta resolução e um produto final com extrema qualidade. Devido ao seu método produtivo, é possível trabalhar com quantidades menores como, por exemplo, a partir de 30 metros de tecido.

Um outro diferencial para esta tecnologia é que ela é menos poluente em relação a outros métodos de estamparia em tecidos, ou seja, há um valor agregado relacionado com a sustentabilidade.

Propriedades antibacterianas, antifúngicas e antimofo

Os ambientes corporativos que se caracterizam pelo grande volume de circulação de pessoas, assim como os ambientes hospitalares e de saúde, precisam ter em atenção a escolha dos tecidos dos seus ambientes, pois além dos critérios estéticos e de harmonia, propriedades que permitam uma higienização mais efetiva agregam valor aos espaços. Com isso, tecidos que apresentem tecnologia antibacteriana, antifúngica e antimofo geram ambientes que promovem um maior bem-estar dos usuários.

Tecidos repelentes a líquidos e óleo

Tecidos com propriedades repelentes a líquidos e a óleo oferecem a praticidade, pois as manchas e as sujeiras podem ser limpas de maneira simples e fácil, utilizando apenas água.

Tecnologias inovadoras Aquaclean e Safe front

Duas tecnologias que têm ganhado destaque no segmento de tecidos é a Aquaclean e a Safe front. Essas tecnologias oferecem um grande diferencial, através de uma dupla garantia de fábrica:

  • Aquaclean: esta tecnologia dificulta a penetração de vírus e bactérias no tecido.
  • Safe front: esta tecnologia protege contra vírus e bactérias, reduzindo de maneira efetiva suas atividades.

Na hora de escolher o tecido para um projeto, independente da sua dimensão, é fundamental contar com parceiros que priorizem as questões de qualidade, tecnologia e de criatividade. E é esse o objetivo da Promex Decor: trabalhar com foco em pesquisa e desenvolvimento de coleções diferenciadas. Quer ficar por dentro das novidades do segmento de tecidos? Assine nosso newsletter e acompanhe todas as tendências.