A prega de cortina é o acabamento aplicado na parte superior do tecido, que pode ser confeccionada em vários estilos. A escolha da prega vai depender do tecido, já que ele interfere diretamente no caimento da cortina, e do ambiente em que ela se encontra.
Você conhece os principais tipos de pregas de cortina?
Prega macho
Esta é uma das pregas mais usadas, principalmente em locais que têm menos espaço para cortinas. A prega macho dá um acabamento de pouco volume com elegância e estética clássica.

Prega fêmea
A forma mais fácil de explicar a prega fêmea é que ela é o contrário da anterior. Embora a construção seja semelhante, a prega fêmea apresenta um visual mais detalhado e volumoso, conferindo uma elegância discreta ao ambiente.

Ilhós
Este tipo de prega é muito tradicional e de uso exclusivo em cortinas cortinas para varão, no qual fica aparente. O grande destaque desse modelo é ter um acabamento que proporciona o efeito de ondas no tecido, dando impressão de mais volume para a peça.
Existem diversos tipos de ilhós, com formatos e materiais variados. Com tanta variedade, os ilhós são uma boa opção para quem quer explorar uma grande variedade de acessórios decorativos.

Prega de alça de tecido
Assim como a ilhós, a prega de alça de tecido também é usada com varão. Produzida com o próprio tecido da cortina, essa prega tem função decorativa e não desliza com facilidade. Por isso, essa prega é ideal para cortinas que não precisam ser abertas com frequência.
Prega americana
Este modelo é confeccionado a partir de três dobras agrupadas na parte de cima da cortina. A prega americana lembra um laço, que dá um efeito mais encorpado e sofisticado à cortina. Este acabamento deve ficar exposto e geralmente é utilizado em sedas, veludos e linhos naturais. A cortina com prega americana é indicada para quartos infantis, salas de estar e ambientes de estilo clássico, utilizando tecidos estampados.

Prega wave
Com ondas uniformes sem vincos ou dobras, a cortina prega wave dá um acabamento fluido, elegante e volumoso para a cortina. Este modelo precisa de mais espaço para instalação já que as dobras ficam intercaladas nos dois sentidos. Seu recolhimento é mais uniforme e funciona bem para a maioria dos tecidos.
Argolas
Este modelo é ótimo para cortinas de material leve. O tecido fica suspenso e à mostra em varão com boa movimentação. O destaque desse tipo de acabamento de cortina é para os materiais em que pode ser fabricado como: madeira, metal, plástico, entre outros.

Uma dica especial para o design perfeito é sempre perguntar se o tecido escolhido pode ser usado para um o tipo de prega que está pretendendo fazer. Conte com a equipe de atendimento da Promex Decor para encontrar o tecido ideal para o seu projeto. Entre em contato e conheça toda a nossa coleção!