Giro de estoque: descubra como calcular

Sabe quando compramos insumos ou produtos com a expectativa de que venderão bastante, mas eles acabam não tendo tanta saída quanto o esperado? Essa situação pode indicar um problema no giro de estoque.

Antes de sabermos o que é giro de estoque, saiba que esse erro é muito comum, mas não deve ser repetido com frequência. O motivo é simples: estoque parado por muito tempo significa prejuízo. 

Para que o seu negócio de tecidos atenda à demanda de mercado e garanta a própria saúde financeira, o segredo está em um bom controle de estoque. Faz parte desse trabalho acompanhar um indicador essencial: o giro de estoque.

Mas o que é esse giro de estoque? Como funciona? As respostas para essas e outras perguntas estão logo abaixo. Vamos juntos!

O que é giro de estoque?

Para começar, o giro de estoque é um indicador-chave de desempenho. Em outras palavras, mostra quanto tempo, em média, seu estoque leva para ser renovado no período analisado.

Deixando ainda mais claro: mostra como está a circulação de mercadorias na sua empresa de tecidos.

Na prática, o giro de estoque realiza dois diagnósticos. São eles:

  1. Capacidade de vender os produtos no tempo ideal, para não ficar com o estoque parado.
  2. Identificar se os produtos são repostos com rapidez suficiente para garantir a disponibilidade, sem perder oportunidades de venda.

Quando se fala em giro de estoque, é importante associar esse termo a “recursos”. O motivo é que estoque é dinheiro, portanto, cada vez que um produto fica parado por muito tempo, significa que há a perda de uma quantia importante.

Isso mostra que os produtos devem ser gerenciados com inteligência, pois é isso que garante parte do equilíbrio do negócio.

Vejamos um exemplo!

Imagine que você comprou 100 metros de um tecido especial para cortina e 100 metros de outro tecido, mais comum, que pode ser utilizado em diferentes aplicações.

Digamos que o tecido para cortina tenha vendido bastante, mas a falta de venda do tecido comum afetou sua capacidade de compra, prejudicando a reposição do estoque daquele insumo que teve saída mais rápida.

Essa é uma situação bem complicada, não é mesmo? Pois saiba que ela pode ser evitada por meio do cálculo correto e acompanhamento do giro de estoque.

Como calcular o giro de estoque? 

O cálculo do giro de estoque é muito simples e ocorre por meio da divisão do número total de itens vendidos pelo volume médio de estoque.

Giro de estoque = Número total de itens vendidos / volume médio de estoque

Mas aqui há um ponto que acaba confundindo algumas pessoas. “Itens vendidos” não quer dizer “total de vendas”, porque a quantidade de produtos comercializados em cada transação difere e costuma variar.

Outra dica é que nós podemos usar essa mesma fórmula para obter outras informações, como a análise em dinheiro. Basta substituir a quantidade pelo preço de custo do produto.

Vejamos outro exemplo:

Supomos que o seu negócio de tecidos tenha vendido 10 mil metros de tecido no último mês e o seu volume de estoque foi de 5 mil metros. 10 mil dividido por 5 mil dá 2, ou seja, foi preciso renovar o estoque duas vezes nesse mês.

A partir dessa informação, torna-se possível planejar para comprar os produtos dos seus fornecedores a partir do giro de estoque. Assim, você evita que os itens fiquem parados por muito tempo ou em falta.

Como devo analisar o giro de estoque?

Nos exemplos acima, nós utilizamos períodos curtos, para ficar mais fácil o entendimento do conceito do indicador de giro de estoque.

O caso é que o giro de estoque é calculado considerando as vendas de um período maior, que costuma ser de um ano. Há um motivo importante por trás disso: essa é a forma mais estratégica de olhar para este indicador.

Isso ocorre porque as vendas podem estar condicionadas à sazonalidade. Ao vender tecidos florais, por exemplo, é possível identificar uma saída maior em meses como os que antecedem a primavera.

Em relação às sazonalidades, é comum notar que o giro de estoque fique maior. Só que o ideal é ter um giro saudável durante o ano todo, pois é importante lembrar: estamos buscando um equilíbrio nos negócios.

Para avaliarmos períodos menores e verificarmos se a empresa está crescendo, podemos fazer o cálculo do giro de estoque. A dica é comparar o resultado com o mesmo período do ano anterior.

Dessa forma, tornamos a comparação justa e, a partir do resultado, conseguimos ter uma visão do indicador ao longo do ano.

Como faço para melhorar o giro de estoque do meu negócio?

Antes de mostrarmos como melhorar o giro de estoque do negócio, devemos nos atentar ao fato de que, no começo de uma operação, é normal ver esse indicador bem baixo. Se é o seu caso, não se preocupe.

Posto isto, vamos às dicas? Nós separamos algumas excelentes estratégias que funcionam para negócios de tecidos de todos os portes, segmentos e nichos:

Investir na qualidade dos produtos

Mesmo sendo uma dica básica, muitos empreendedores não se atentam a esse detalhe. É a máxima do “barato que sai caro”.

Quando o cliente — independentemente de ser pessoa física ou jurídica — não gosta da qualidade do tecido e o devolve, isso se transforma em um problema para o seu giro de estoque.

O motivo é: o produto sai (e isso tem um custo), volta (mais um custo) e ainda fica parado no seu estoque (custo de novo).

Para revender, devemos negociar com bons fornecedores e investir, simultaneamente, em um atendimento de excelência ao cliente. O combo dessas duas características é muito benéfico para o negócio.

Fazer rodar o que estiver parado

Como produto parado por muito tempo é prejuízo financeiro, devemos fazer uma análise do estoque e identificar o que está encalhado para resolver a situação o mais rápido possível.

Devemos considerar, por exemplo, uma promoção para queimar o estoque em vendas que apelam para gatilhos mentais como a urgência e a oportunidade.

Também oferecer descontos agressivos, por mais que o valor de venda se aproxime do preço de custo. Ainda precisamos pensar o seguinte: antes ter esse dinheiro em mãos do que vê-lo perdendo valor ao longo do tempo.

Outra oportunidade é enviar o item parado em estoque como brinde para compras maiores — desde que essa opção seja financeiramente viável.

Comprar de acordo com as suas vendas

Precisamos ser mais racionais e deixar a empolgação de lado: ela pode ser a responsável pela compra de um volume maior do que o necessário.

O tecido que estiver parado em estoque e que novas unidades forem oferecidas pelo fornecedor, mesmo que pela metade do preço, deve ser recusado.

Nesse tipo de negociação, é comum ter a ideia de que a margem de lucro, no tecido adquirido pela metade do preço, será imensa. A questão é que o lucro não vem sem uma venda.

E se o restante estiver parado no estoque, então não há motivos para comprar mais, pois as projeções indicarão que a saída não vai acontecer tão cedo.

Evitar deixar o estoque zerar

Antigamente, quando alguém queria comprar algo e não havia em estoque, sempre acontecia aquele pedido de aviso quando for reposto. 

Na atualidade, os clientes já não têm a mesma disposição e vão buscar os concorrentes quando o item procurado não estiver em estoque.

Por isso, não devemos deixar zerar o estoque — principalmente daquele tecido que vende bem. Atente-se sempre à quantidade disponível.

Da mesma forma que produto parado é prejuízo, produto em falta também é. 

Não podemos perder oportunidades de venda pela não reposição de estoque. Isso é negativo também para a construção de marca, pois o cliente rapidamente associa o fato ao negócio, que se torna o lugar que não tem o que ele necessita.

Devemos nos programar para comprar os tecidos de sua loja com os fornecedores e considerar o giro de estoque para determinar a frequência.

Aumentar a rotatividade dos produtos

Isso significa vender mais, não aumentar a quantidade de vendas. Confuso? Vamos entender juntos.

Vender mais, aqui, é aumentar o ticket médio das vendas, fazendo com que os clientes comprem mais no mesmo pedido.

A vantagem, além do ticket médio maior, é otimizar o frete e aumentar o faturamento, ao mesmo tempo que se estimula a fidelização de clientes.

Há duas maneiras de se fazer isso. São elas:

  1. Desconto progressivo: quanto mais o cliente compra, maior é o desconto fornecido. Podemos usar de criatividade, mas sem comprometer as finanças.
  2. Frete grátis ou brinde condicionado: o cliente ganha um ou outro, de acordo com o valor da compra. É uma oportunidade para girar o estoque daqueles tecidos que estão parados!

Preparar-se para as sazonalidades

Devemos comprar muitos tecidos para as sazonalidades? Não. É fundamental que estejamos preparados para elas, ou seja, comprar a quantidade ideal, sempre com uma folga em relação à possível tendência de aumento de pedidos.

Ao fazer o cálculo de giro de estoque para a mesma sazonalidade, precisamos comparar os resultados de anos diferentes. Se a cada ano a quantidade de pedidos subiu em uma porcentagem média, o próximo pedido pode seguir essa tendência e ser um pouco maior.

Qual é o giro de estoque ideal?

Via de regra, o estoque em excesso pode ser interpretado como: determinado produto não está tendo liquidez. Mas será que existe um giro de estoque ideal?

A resposta é: depende. É importante respeitar as características de cada negócio.

Para se ter uma ideia, quem trabalha com produtos perecíveis precisa ter alto giro de estoque, porque caso eles fiquem parados por muito tempo, acabam estragando.

Já quem trabalha com produtos de altíssimo valor nem sempre tem vendas frequentes, então o giro de estoque tende a ser menor.

No caso de uma loja de tecidos, a dica é comparar o indicador de giro de estoque com os padrões da indústria, pois é ela que abastece as lojas. 

A indústria trabalha, basicamente, com duas variáveis: estampas e tipos de tecidos. É fundamental, portanto, ter em estoque o que for mais recente, pois é o que os clientes buscarão.

Retomando o giro de estoque ideal, é importante ficarmos de olho quando este for menor que 1. Isso significa haver produtos em estoque que não foram renovados. Sendo assim, vamos manter sempre acima de 1.

A partir dessa informação, torna-se possível desenvolver estratégias cujo foco seja as vendas das mercadorias de menor saída. Por isso, devemos usá-la para planejar promoções e liquidações.

O que mais posso fazer para otimizar meu giro de estoque?

É fundamental controlar o estoque do negócio para evitar prejuízos financeiros. Isso inclui monitorar e analisar os dados para garantir o funcionamento das operações. Aqui estão algumas medidas:

Fazer a gestão do inventário

Avaliar a cobertura de estoque para descobrir se será possível cobrir demandas futuras. Por meio da gestão do inventário, é possível evitar ainda aquelas despesas com manutenção das mercadorias.

Acompanhar as vendas

Saber o que tem mais ou menos saída, bem como as sazonalidades que potencializam ou não as vendas.

Atentar-se ainda às tendências de consumo, para evitar investimentos em itens que não são interessantes ao público.

Ter um bom software de gestão

Após ter escolhido um excelente fornecedor, com produtos à altura das necessidades dos clientes, precisamos investir em um software de gestão para monitorar a entrada e saída de produtos, bem como os períodos de armazenamento.

Ferramentas assim são fundamentais para planejar melhor a compra de mercadorias e, a partir disso, elaborar uma escala.

Outro ganho é em relação à produtividade, pois softwares de gestão automatizam certas tarefas, como o pedido de mercadorias assim que estas atingem o número mínimo em estoque.Vamos aproveitar esse conhecimento para se inspirar? Conheça aqui as principais novidades no segmento de tecidos!

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