A parceria entre a sua empresa e um bom fornecedor de tecidos é essencial para um excelente resultado.
Todos os negócios estão em uma busca constante por uma rede de parceiros capaz de alavancar as vendas.
Bons fornecedores são uma parte estratégica para os negócios, pois seus produtos refletem na qualidade dos produtos entregues ao público — independentemente de ser pessoa física ou jurídica.
Mas uma das grandes dúvidas dos empreendedores do segmento de tecidos está relacionada ao processo de escolher quem tem capacidade para ser um bom parceiro de negócios.
Esse processo, adiantamos, não é complexo. Entretanto, ele conta com algumas etapas que merecem atenção. Nós vamos detalhar cada uma delas.
Conheça 8 características para considerar ao contratar o seu fornecedor de tecidos!
1. Produtos
O primeiro ponto que devemos considerar antes de contratar um fornecedor de tecidos é buscar pelo tipo de produto desejado.
Aqui, o objetivo é determinar as características essenciais que esses produtos devem ter.
Sua loja ou distribuidora pode estar buscando, por exemplo, tecidos para estofados que oferecem qualidade e durabilidade para os mais diversos projetos. Outra necessidade pode ser o desenvolvimento e personalização de estampas.
Estabeleça, portanto, quais são as características que os produtos precisam ter para começar filtrando os fornecedores que encontrar.
Essa é uma excelente maneira de estudarmos nosso nicho de mercado, criando uma lista eficiente de possíveis opções de fornecedores de tecido.
Quando analisamos com cautela todas as soluções de cada fornecedor, passa a ter uma ideia da capacidade que ele tem de atender o negócio.
O desenvolvimento de diferentes tipos de peças exige bons fornecedores de tecidos. São eles que garantem bases variadas, de estampas e texturas, passando pelos detalhes e composições.
A qualidade, ponto sobre o qual detalharemos a seguir, é outro fator importante, pois agrega valor tanto a quem produz quanto a quem vende.
Devemos ainda observar a variedade de tecidos e estampas, além das certificações de homologação que garantem qualidade e diferenciação. Algumas podem ser aplicadas nas peças, evidenciando as próprias características e vantagens.
2. Qualidade
O segundo ponto é indiscutível e inegociável.
Nós, que trabalhamos com tecidos, sabemos que a boa qualidade dos insumos é essencial não apenas para as vendas, mas também para a fidelização de clientes.
Os consumidores que ficam insatisfeitos com suas compras dificilmente voltam para uma nova compra. Sendo assim, garanta a qualidade dos produtos.
Quando os produtos têm qualidade duvidosa, a marca da sua empresa é a maior prejudicada, pois é ela que vende para outros negócios e consumidores finais.
Mantenha-se firme durante sua pesquisa por um bom fornecedor de tecidos e mantenha a qualidade entre as principais características exigidas.
3. Prazos de entrega
Digamos que o fornecedor de tecidos que você está avaliando tenha apresentado excelentes opções nos dois tópicos anteriores.
Essa pode ser uma ótima notícia, desde que ele tenha capacidade de entrega alinhada às necessidades do seu negócio.
Quando a entrega não é feita no tempo certo, isso pode impactar negativamente nas suas vendas e criar um problema com o seu público-alvo.
Ao longo da pesquisa, pergunte sobre os prazos com os quais o fornecedor de tecidos trabalha e, caso seja possível, solicite verificações capazes de comprovar as informações.
Garantir os prazos de entrega traz mais segurança, além de facilitar a organização da rotina do seu negócio.
4. Flexibilidade
A próxima característica que deve ser considerada antes de contratar um fornecedor de tecidos é a flexibilidade.
Sabemos que, no mundo dos negócios, há imprevistos e, de repente, as vendas podem disparar de uma hora para outra.
É importante, nesse caso, saber que o fornecedor de tecidos é um parceiro da sua empresa, portanto, precisa oferecer contratos com uma certa flexibilidade capaz de atender a pedidos extras.
A flexibilidade é uma palavra-chave no mundo moderno. Sem ela, fica mais difícil gerenciar um negócio.
O mercado atual se transforma constantemente, seja pelas contínuas inovações tecnológicas ou pela necessidade dos consumidores. Em ambos os casos, as metodologias rígidas de controle acabam não sendo a melhor saída.
Por estar muito aquecido, o mercado se encontra sujeito a uma concorrência acirrada. Isso mostra a necessidade de se ajustar às transformações no padrão de consumo e, consequentemente, buscar novas:
- soluções;
- parcerias;
- tecnologias.
Um fornecedor de tecidos que seja flexível tem uma excelente gestão de cadeia de suprimentos, incluindo a capacidade de se adaptar a situações inesperadas e associadas ao mercado atual.
O mercado requer produtos e serviços diferenciados para captar cada vez mais clientes e, consequentemente, fidelizá-los.
A flexibilidade do fornecedor de tecidos se mostra como uma importante vantagem competitiva — para ambos.
5. Alinhamento de práticas e princípios
Outra característica fundamental que deve ser observada antes de contratarmos o fornecedor de tecidos é o alinhamento de princípios.
Devemos trabalhar com as marcas cujos princípios estão alinhados aos nossos, pois isso enriquece a parceria e o resultado. Evita, por exemplo, contradições entre o anunciado e o que é entregue ao público.
Podemos usar como exemplo os tecidos amigos do meio ambiente, ou eco friendly.
Os tecidos sustentáveis se destacam porque reduzem impactos no meio ambiente, porque são menos poluentes.
Assim sendo, se a sua marca vende peças com uma proposta sustentável, deve utilizar tecidos compatíveis com ela. Verifique com o fornecedor, por exemplo, qual o método de fabricação, os insumos utilizados e outras informações importantes.
Essa compatibilidade precisa ter um encaixe perfeito.
Digamos que a sua marca trabalhe com a criação de estofados para áreas externas. Sabemos que, com o passar do tempo, as diferentes condições climáticas afetam a qualidade dos tecidos.
Caso a sua marca não invista em tecidos adequados à proposta ofertada ao público, ela arrisca perder credibilidade.
Sendo assim, é fundamental buscar um fornecedor de tecidos que tenha uma linha extremamente resistente e versátil, com acabamento antibacteriano — para evitar mau cheiro —, repelência a líquidos e proteção contra radiação ultravioleta.
6. Pós-venda
Uma venda não é finalizada quando ocorre a entrega das mercadorias. Imprevistos, como havíamos dito anteriormente, podem acontecer, inclusive trocas e devoluções de tecidos.
Considere, portanto, o pós-venda do fornecedor de tecidos. Verifique qual tipo de suporte é oferecido para garantir que as demandas do seu negócio sejam supridas.
7. Confiança
Os bons resultados de um negócio dependem diretamente do nível de confiança existente entre ele e seus fornecedores.
A confiança é fundamental para diminuir riscos e problemas no fluxo de pedidos. O relacionamento, em vista disso, deve ser o de parceria, transparência e segurança.
8. Referências
A oitava característica que precisa ser considerada durante a escolha do fornecedor de tecidos é a busca por referências. Elas podem contribuir para uma decisão precisa.
Pesquise sobre outras empresas que também são atendidas pelo fornecedor de tecidos em questão.
Converse com elas e analise a reputação frente ao mercado ou nicho no qual atua. Isso pode trazer informações valiosas.
Conheça as fases do relacionamento entre empresa e fornecedor de tecidos
Uma parceria de negócios de longo prazo passa por, basicamente, quatro etapas. Vamos conhecê-las:
Abordagem Convencional
A primeira etapa é marcada pela abordagem convencional. Nela, o preço costuma ser priorizado.
As partes podem se ver como adversárias, pois ainda há desconfiança em relação à qualidade dos tecidos.
Supervisione todos os pedidos para verificar os recebimentos e garantir o prometido.
Melhoria da Qualidade
A segunda etapa é a melhoria da qualidade.
Trata-se da etapa na qual se inicia um relacionamento mais duradouro, pois a confiança recíproca é estabelecida.
Aqui, sua empresa tende a reavaliar os demais fornecedores e reduzir a quantidade de parceiros, priorizando quem atende e/ou supera expectativas.
Integração Operacional
A terceira etapa é a da integração operacional, cujo objetivo é controlar o processo.
A sua empresa e o fornecedor de tecidos atuam em conjunto para garantir que os pedidos sejam entregues com sucesso. Há uma troca importante de conhecimentos entre as partes.
Integração Estratégica
O fornecedor de tecidos se torna, verdadeiramente, parceiro nos negócios. Há gestão comum nos procedimentos, desenvolvimento de processos e outros que garantem uma integração estratégica.
Faça uma avaliação periódica dos fornecedores
Se você tem uma lista extensa de fornecedores de tecidos, notou ser importante focar nos parceiros mais confiáveis.
Mesmo assim, é fundamental reavaliá-los continuamente para garantir que estejam aptos a continuar fornecendo os tecidos para o seu negócio.
Construa essa rotina na sua empresa e verifique:
- A conformidade dos produtos;
- Os prazos;
- A agilidade;
- O atendimento;
- O pós-venda.
Caso identifique problemas, converse com o fornecedor para tentar resolvê-los.
Ao avaliar todas as etapas desse relacionamento, será possível definir pontos fortes e fracos, além de identificar potenciais ameaças e aspectos que podem ser aperfeiçoados.
Quando o relacionamento entre a marca e o fornecedor de tecidos é exemplar, pode surgir a oportunidade de fechar um contrato de exclusividade.
Essa opção por um único fornecedor faz sentido em alguns casos, mas precisa ser bem analisada.
O cenário ideal é quando o fornecedor de tecidos tem reconhecimento do mercado, boa reputação e plena capacidade de atender todas as necessidades do seu negócio.
Os principais KPIs a serem analisados na relação com o fornecedor de tecidos
O relacionamento com os fornecedores de tecidos deve ser constantemente analisado para garantir a melhoria dos resultados.
Para tal, há a necessidade de definir os indicadores-chave de performance (KPIs). Devemos saber delimitá-los corretamente, pois o excesso de dados pode causar erros.
Apresentamos os principais, a seguir.
Lead time
Mede o período de duração entre a solicitação ao fornecedor de tecidos até o atendimento da demanda.
Abrange o tempo de procura e seleção de fornecedores, assim como análise de cotações. Permite analisar a eficiência operacional.
Nível das entregas
Avalia a eficiência e a confiabilidade dos fornecedores, e a performance logística.
Por meio dele, torna-se possível comparar o prazo esperado com a data de encaminhamento da solicitação.
Diante de um nível alto, a sugestão é conversar com os fornecedores ou substituí-los.
Saving
Mensura a razão entre o que foi orçado e adquirido. Possibilita avaliar a eficácia da equipe para reduzir gastos, gerar lucros e fazer boas negociações.
Evolução do preço
Compara os valores pagos com os atuais para documentar oscilações. Serve para verificar períodos de sazonalidade.
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As nossas coleções traduzem inspirações e valores entrelaçados em cada tecido, proporcionando conforto, estética, tecnologia e bem-estar às pessoas.
Nós contamos com uma equipe própria de criação que estuda, pesquisa e viaja em busca das principais tendências em design e comportamento do consumidor.
Além disso, todos os produtos passam por criteriosos testes de qualidade garantidos por um laboratório próprio.
Tudo isso para que você possa sentir, tocar e se encantar.
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Definimos o briefing junto ao cliente, para que nossa equipe o traduza em soluções de acordo com cada necessidade.
Este serviço possibilita a criação de projetos exclusivos e personalizados, adequando as cores e desenhos a cada estilo de tecido.
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Tudo isso em conjunto, até a entrega final.
Atendemos os segmentos da indústria, corporativo e distribuidores.
Nós queremos ser o seu fornecedor de tecidos!Fale conosco e vamos juntos construir uma parceria duradoura com foco na satisfação dos seus clientes.