Todo empreendedor que tem uma empresa de tecidos para cortina, e que busca expandir seus negócios, deve entender qual a importância do marketing.
Antigamente, as estratégias de publicidade possuíam apenas um direcionamento: aumentar as vendas. No entanto, hoje, elas têm múltiplos caminhos para isso, passando pela construção da marca e relacionamento com o público.
Sim, o marketing ajuda a prosperar qualquer empreendimento, além de conectar pessoas à marca e criar uma autoridade dentro do mercado em que ela atua.
A questão é: como utilizar o marketing em nichos como o das empresas de tecidos para cortina? Nós listamos, a seguir, dicas essenciais. Continue a leitura e confira!
É necessário o marketing para empresa de tecidos para cortina?
Quando você utiliza bem o marketing, gera resultados que diferenciam seu negócio da concorrência, portanto, sim, é necessário usá-lo em nichos como o das empresas de tecidos para cortina.
O primeiro ponto que devemos destacar, sobre sua importância, é a melhoria no envolvimento com os clientes. Isso é fundamental para fidelizar, engajar e gerar sensação de pertencimento.
Por meio de boas estratégias, torna-se possível alcançar esse e outros benefícios. Mas isso não significa apenas fazer diversas ofertas e sim oferecer conteúdos de valor.
São eles que reforçam o contato entre cliente e marca, oferecendo um grau maior de permissão para seu negócio.
O segundo ponto é a ajuda na construção da marca. Quando é forte no mercado, a marca consegue crescer e ser sustentável por mais tempo.
Uma boa reputação é fundamental para aumentar o valor daquilo que você oferece, ou seja, eleva o seu lucro.
Ao incorporar as 3 de marketing certas, sua empresa de tecidos para cortina passa a fazer parte do cotidiano das pessoas e de outros negócios. Aumenta, consequentemente, a percepção de valor do público.
O terceiro ponto é que o marketing para as empresas de tecidos para cortina contribui para otimizar a tomada de decisões.
Muitos líderes têm dúvidas sobre o quê, quando e para quem produzir. Trata-se de um processo muito complexo e técnico quando a única informação que se tem é a própria imaginação.
Os mecanismos e as ferramentas do marketing são fundamentais para esse entendimento.
O quarto ponto é a capacidade de diferenciar sua empresa de tecidos para cortina das concorrentes. Negócios do mesmo segmento disputam fortemente a atenção do público, então é preciso obter uma vantagem incontestável.
O marketing observa, por exemplo, como o público reage à postura dos concorrentes. Esse exercício tem nome: benchmarking. Ele te ensina a aprender mais sobre essa audiência e, consequentemente, tomar melhores decisões.
Todos os pontos acima levam ao quinto — o aumento da capacidade de vender. Por meio das vantagens listadas, seus produtos têm mais publicidade e se comunicam melhor com um público qualificado, que está pronto para adquiri-lo.
Mas como alcançar essas vantagens? Dá uma olhada nas dicas a seguir.
4 dicas de marketing para a sua empresa de tecidos para cortina
1. Invista no público-alvo correto
O público-alvo é a parcela da sociedade consumidora ou de outros negócios para quem sua empresa de tecido para cortina direciona as ações de marketing.
A partir dessa segmentação de mercado, você alcança um grupo que divide características em comum.
O público-alvo é aquele que vai comprar seus produtos e gerar lucros para sua empresa.
Quando você traça seu público-alvo, direciona melhor a comunicação, pois consegue fazer com que ele se sinta compreendido.
Para definir o público-alvo do seu negócio, invista nessas seis perguntas:
- Quem são eles?
- Quais suas maiores dificuldades, problemas ou desejos?
- Onde eles encontram as informações que necessitam diariamente?
- Quais os benefícios do seu produto?
- O que seu público considera ruim?
- Em quem esse público confia?
2. Crie uma identidade para a sua empresa de tecidos
O próximo passo é criar uma identidade para a sua empresa de tecidos para cortina, pois essa é uma das formas de se destacar da concorrência.
Esse processo ocorre por meio do branding, ou seja, a definição de uma série de características que serão associadas a sua marca, tornando-a única.
O visual, por exemplo, deve ser coerente. Contrate um designer gráfico para planejar a imagem que você deseja transmitir por meio da sua empresa.
A construção da identidade visual passa por fases como a escolha da paleta de cores, o tom de voz da marca e outros elementos incorporados na maneira como a empresa se comunica com o público.
Considere, portanto, elementos que tenham a ver com o seu público-alvo.
3. Tenha um blog e esteja ativo nas redes sociais
Sua empresa de tecidos para cortina deve estar nas redes sociais: elas permitem uma comunicação horizontal, mais direta com os consumidores.
As redes sociais são espaços virtuais onde as pessoas estão e, em muitos casos, passam a maioria do dia conectadas.
Elas usam espaços como esses para criar, compartilhar e consumir conteúdo.
Se você vende tecidos para cortina, com certeza vai encontrar proprietários de lojas que revendem esse produto ou profissionais que trabalham com confecção.
Aqui vai uma dica extra: você deve saber escolher a rede social que melhor se encaixa ao perfil dos seus clientes, ou seja, que atenda suas principais necessidades.
De nada adiantará estar na rede social da modinha se quem comprar de você não estiver, entendeu?
Para acertar nessa escolha, comece analisando a concorrência. Faça um balanço analisando em quais redes sociais os seus concorrentes estão presentes.
A plataforma Rival IQ, por exemplo, agiliza essa pesquisa e ajuda a estabelecer uma noção geral de onde estão seus concorrentes.
Verifique também a audiência dos seus concorrentes, observando se o alcance deles em cada rede é relevante e quais são suas últimas atualizações.
Outro ponto importante é se preparar para produzir conteúdo para essas redes sociais, pois apenas estar nelas não gera engajamento.
E o blog?
Bem, se as pessoas utilizam a internet para se informar, por que não aproveitar esse espaço para ensinar?
Um blog é importante para compartilhar conhecimento e atrair, para seu site, pessoas interessadas nas suas soluções.
Blogs geram autoridade e ajudam a vender. A sua empresa, por si, é bem nichada, concorda? Ela vende tecidos para cortina.
Você pode encontrar compradores de diferentes maneiras, mas o blog é a ferramenta que te faz ganhar autoridade, aparecer no topo dos buscadores e, consequentemente, fazer bons negócios.
Ao escrever sobre seu mercado de atuação e produto, você demonstra conhecimento de causa. É dessa maneira que sua empresa de tecidos para cortina vai se conectar com os compradores.
Conteúdos de qualidade atraem acessos, comentários e compartilhamentos. Os buscadores entendem esse engajamento como autoridade, ou seja, que sua empresa domina o assunto. É assim que ela ganha credibilidade no digital.
Outro ponto importante é que o blog ajuda na educação do seu público.
Sabe aquele cliente que chega buscando opções baseadas em preço baixo? É possível prepará-lo, por meio do blog, para investir em tecidos melhores, que vão valorizar o negócio dele.
Aborde temas relativos ao seu segmento de atuação e explore as dores que são solucionadas pelos seus produtos.
Observe que essa estratégia de marketing vai além, pois facilita o processo de venda, uma vez que vence objeções antes mesmo de o cliente falar com um dos seus vendedores.
Ao acompanhar o blog da sua empresa de tecidos para cortina, o cliente em potencial é conquistado aos poucos e passa a entender todos os benefícios das soluções presentes em seu portfólio.
Outro ponto é que as publicações de um blog têm resultados permanentes, pois ficam nesse espaço à disposição de quem necessita resolver uma dor.
Os artigos de blog trazem um tráfego orgânico e sem custo, mas é importante manter uma periodicidade em relação às publicações.
4. Produza conteúdos exclusivos
Outra dica imbatível de marketing para as empresas de tecidos para cortina é produzir conteúdos exclusivos.
Ao invés de repostar materiais feitos por outras pessoas e negócios, crie os seus.
Mostre a qualidade dos produtos, dê dicas, informe promoções e faça outros conteúdos que ajudem a estreitar laços com os compradores.
Para começar, você vai precisar analisar profundamente a sua marca. Entenda o conceito dela para produzir materiais que realmente a representem.
São eles que vão atrair e conquistar o público-alvo qualificado!
Sendo assim, aqui vai mais uma dica: todo conteúdo deve ser planejado. O segredo está em um dos conceitos de marketing, chamado de funil de vendas.
O funil de vendas é o conjunto de etapas e gatinhos que dá suporte à jornada de compras. Ele torna o processo previsível e escalável, então facilita as decisões do planejamento e estruturação da aquisição de clientes. Difícil? Não. A gente te explica!
Um funil de conteúdo é dividido em três etapas: topo, meio e fundo.
O topo do funil é essencial para o crescimento da sua empresa de tecidos para cortina, pois atrai e educa potenciais compradores (leads).
O meio do funil é a etapa que nutre leads para que eles cheguem no objetivo, ou seja, a venda, sem desistências ou paradas no meio do caminho.
Bem, o fundo do funil é a última etapa dessa jornada. É o momento em que o lead está pronto para tomar a decisão de compra.
Agora que você já conhece o funil de vendas, vamos te contar como produzir conteúdo exclusivo para cada etapa.
Conteúdo exclusivo para topo de funil
É no topo do funil que ocorre o primeiro contato do lead com a sua empresa de tecidos para cortina. Sabe aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”? Considere-o na produção de conteúdo para topo de funil.
Essa etapa representa a oportunidade de chamar a atenção dos leads para os problemas que elas têm e os que nem elas sabiam que tinham. Isso faz com que elas se interessem pelo conteúdo e você, consequentemente, possa educá-las sobre a solução do problema.
Exemplo: o lead produz cortinas, mas sofre com as reclamações de seus clientes sobre a qualidade dos produtos; fale sobre os diferentes tipos de tecidos para cortina e quais são as vantagens e desvantagens de cada um.
No topo de funil, os materiais produzidos devem ter temas mais gerais, sempre com linguagem clara e de fácil acesso.
Não fale, portanto, sobre o seu produto ou empresa. Invista em:
- posts educativos;
- tutoriais ou passo a passo;
- notícias;
- análises e resenhas;
- vídeos;
- entrevistas;
- listas;
- citações;
- eventos da área;
- pesquisas;
- tendências;
- experiências.
Conteúdo exclusivo para meio de funil
O meio de funil é a etapa na qual, depois de atrair os visitantes e despertar o interesse deles, você apresenta como sua solução pode ajudá-los.
Aqui, o lead pode ter interesse nos seus tecidos para cortina, mas ainda está incerto quanto a comprá-los.
Posto isto, agora o seu conteúdo deve mostrar como seu negócio é capaz de ajudar a resolver as dores do público. Sim, esse conteúdo é mais vendedor.
Um exemplo de conteúdo é o template, que pode ser utilizado em diversos contextos. O objetivo dele é agilizar a vida do seu lead.
Você pode, por exemplo, elaborar um questionário rápido para definir qual o tipo de tecido ideal para determinado projeto de cortina.
Checklists também são excelentes como conteúdos para meio de funil.
Conteúdo exclusivo para fundo de funil
Como é o estágio final do processo de venda, o fundo de funil abriga o lead que está considerando os prós e contras de comprar seu produto.
Invista, aqui, em conteúdos que mostram como seus tecidos para cortina são a melhor opção possível para o caso dele.
Dê informações que conduzam o lead até a compra, em vez de discutir problemas ou de apresentar o segmento em que seu negócio atua.
Invista, aqui, em um bom catálogo de produtos e amostras gratuitas.
Note como a internet é um espaço muito amplo, que permite conectar pessoas por meio de preferências. Sendo assim, invista em marketing para atrair mais compradores e, consequentemente, aumentar as vendas da sua empresa de tecidos para cortina.
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