7 dicas essenciais de como gerenciar uma empresa de estofados

Aprender como gerenciar uma empresa de estofados é um exercício diário. Requer esforço, dedicação e muito trabalho. Mas nós temos uma boa notícia: ao adotar boas práticas de gestão, essa rotina pode se tornar mais fluida e menos complicada.

Para que um negócio seja bem-sucedido, independentemente do segmento ou porte, é preciso se preparar para encarar este desafio — como se estivesse em uma maratona, ou seja, uma prova longa que exige preparação até chegar no final.

Algumas condutas e requisitos são essenciais, como a elaboração de um plano de negócios. A partir dos elementos certos, conseguimos alcançar o resultado desejado e ver o negócio prosperar.

Nós preparamos este guia com todas as informações e passos necessários sobre como gerenciar uma empresa de estofados. Acompanhe!

1. Conheça a fundo o ramo no qual atuará

Há quem pense que basta entrar em um setor próspero, que esteja em alta, para alcançar os resultados que os demais têm. Mas esta não é a realidade para os empreendedores de oportunidade.

Para consolidar uma marca ou estar entre os melhores do seu ramo, é necessário conhecer todos os aspectos do negócio. Isso inclui:

  • identificar elementos como a infraestrutura e os suprimentos necessários;
  • selecionar, treinar e capacitar os funcionários;
  • ter parcerias consolidadas para o fornecimento de insumos.

Somente um profundo conhecimento no setor escolhido é capaz de se converter em bons resultados. No entanto, isso mostra que há espaço para aprender como gerenciar uma empresa de estofados, desde que haja interesse e dedicação.

No segmento moveleiro, por exemplo, este é um dos que mais crescem na indústria global. Ele foi retomado após a recessão de 2019, na qual as pessoas ficaram mais tempo em casa e passaram a investir nesse tipo de bem.

O aumento na quantidade de edifícios construídos também apoia esta indústria, além de pautar o estilo dos móveis que serão criados, como os modulares e flexíveis, que deixam mais áreas livres e espaços abertos.

Mas este mercado é fragmentado, pois há um grande número de fabricantes de diferentes portes no mercado — o que permite a chegada de novas marcas. E por ser altamente competitivo, demanda preparo.

Por isso, você deve investir em ferramentas, dicas e conhecimentos sobre como gerenciar uma empresa de estofados.

2. Comece com investimentos bem pensados e deixe o crescimento acontecer

Para gerenciar bem uma empresa de estofados, é importante ter prudência. Não há a necessidade, principalmente no início, de mirar a liderança do mercado.

Por mais que, no começo, exista uma possibilidade de ganhar da concorrência, é importante não comprometer o caixa. Negócios bem estabelecidos costumam ter muita verba para investir em contra-ataques para recuperar mercado.

Sendo assim, os investimentos devem ser bem pensados. Essa cautela, principalmente quando não se domina o gerenciamento do negócio, pode evitar frustrações e dívidas.

Pensar grande não significa desafiar quem lidera o mercado, mas entender o que ele faria diante da mesma realidade de nossa empresa.

3. Invista em um plano de negócios bem elaborado

O plano de negócios funciona como um roteiro que orienta as ações à medida que as ideias são executadas. Entretanto, muitos empresários acabam ignorando esta importante ferramenta.

Quando investimos em um plano de negócios bem elaborado, entendemos como nosso negócio se encaixa no mercado, bem como entendemos quais devem ser as prioridades dele.

Este documento também aponta os desafios que podemos enfrentar, pois a elaboração dele requer uma profunda pesquisa do mercado e o preparo necessário sobre como gerenciar uma empresa de estofados.

A partir da pesquisa, é feita uma análise que nos ajuda a ter uma melhor compreensão sobre o que desejam os clientes, quais as formas eficazes de atraí-los e quem são nossos concorrentes.

O plano de negócios nos ajuda a obter concentração e identificar prioridades, economizando tempo na condução e gerenciamento da empresa de estofados.

Para obtermos um plano de negócios bem elaborado, devemos pesquisar a viabilidade de cada ideia, determinar metas e objetivos, avaliar pontos fortes e fracos e descrever nossos produtos e mercado.

Precisamos pensar o plano de negócios em etapas, dentre as quais se destacam:

  • resumo da proposta de valor da empresa;
  • visão geral da empresa, com histórico, localização e atividades;
  • análise de mercado;
  • organização empresarial;
  • escopo dos produtos e/ou serviços;
  • plano de marketing e vendas;
  • plano e projeções financeiras.

O Sebrae faz consultorias individuais. Nelas, analisa o tipo de negócio existente ou que será aberto, e o diferencial para saber quais as chances de ser rentável e escalável.

4. Faça o planejamento financeiro

Este tipo de planejamento é fundamental para trazer resultados financeiros positivos e cada vez melhores. É uma ferramenta importante para gerenciar a empresa de estofados.

Quando é eficiente, o planejamento financeiro ajuda nosso negócio a crescer. E a boa notícia é que planejar as finanças pode ser algo menos complicado do que o imaginado. Basta disciplina e atenção.

O ideal é começar a fazer o planejamento financeiro o quanto antes. Não há a necessidade de esperar o começo do ano.

Nossa dica é iniciar o planejamento financeiro no segundo semestre, a partir de setembro, para começar o próximo ano preparado.

O primeiro passo é fazer um orçamento anual, com a estimativa do quanto receberá e gastar. É importante, durante esse exercício, ser realista e considerar cenários ruins, afinal, fatores externos vêm acompanhados de incertezas.

Como os aspectos do campo das finanças merecem atenção especial, por mais que sejamos experientes, devemos pensar na possibilidade de ter o apoio de um consultor.

Temas como fluxo de caixa, capital de giro, contas a pagar e a receber, entre outros, influenciam na capacidade de fazer o planejamento financeiro.

Quando não temos muito tempo para dedicar a esses assuntos, devemos contar com o auxílio direto de um consultor financeiro. Este profissional realiza essas atividades e ainda traça planos certeiros de investimentos.

Todo esse movimento é fundamental para evitar erros da gestão financeira e preparar o terreno para um bom planejamento financeiro.

Independentemente da ajuda de um consultor, devemos colocar em prática boas ações como:

  • registrar e acompanhar regularmente as operações financeiras;
  • cortar os gastos supérfluos;
  • utilizar um software de gestão que automatize processos.

5. Monte uma equipe de sucesso

Um dos fatores de maior relevância para a construção de uma empresa de estofados bem-sucedida é a contratação da equipe.

Se o capital humano, os equipamentos de última geração, os investimentos estratégicos e o público de alto potencial podem se tornar irrelevantes no desenvolvimento do negócio.

Os profissionais interferem diretamente na qualidade dos produtos ou dos serviços prestados. Sendo assim, são elementos fundamentais para um projeto de sucesso em qualquer mercado.

Mas é grande o desafio de contratar uma equipe de alto desempenho. Além de encontrar profissionais com boa bagagem, eles devem ter proximidade com os valores e objetivos do seu negócio.

Trata-se de um desafio que é possível de ser alcançado, desde que saibamos procurar da forma correta.

O primeiro passo é definir e descrever bem as funções que queremos preencher.

Para encontrarmos o profissional perfeito para determinada tarefa, antes de tudo é preciso entender exatamente a atividade que ele exercerá.

Temos que identificar o tipo de trabalho e os processos para que tudo fique claro na descrição da vaga. Além disso, há a necessidade de descrever como é a cultura interna e o perfil das pessoas que podem trabalhar com o candidato.

Esse passo é essencial para alinhar expectativas e evitar alto índice de rotatividade.

Além de colaboradores adequados ao perfil da empresa, a descrição precisa da vaga contribui para atrair profissionais capazes de desempenhar um trabalho de qualidade.

O segundo passo é divulgar a vaga nos canais mais indicados. Há plataformas especializadas como Catho, Empregos, Indeed, Gupy, Infojobs e outras, além da rede social profissional LinkedIn.

Para manter no quadro de funcionários os recém-contratados, devemos oferecer boa estrutura e benefícios atrativos.

A estrutura física precisa facilitar a rotina e contribuir para a qualidade dos serviços. Já os benefícios tornam nosso negócio diferente dos concorrentes, facilitando a atração e retenção de um time de qualidade.

Já o terceiro passo é, constantemente, analisar, reconhecer e qualificar a equipe.

Colaboradores motivados são mais produtivos, portanto, precisamos investir na capacitação daqueles que fazem parte do nosso time.

Os cursos técnicos para operação de equipamentos e conhecimento de novas técnicas são capazes de otimizar a produção.

6. Trabalhe bastante o marketing para que sua empresa de estofados alcance o público-alvo

A empresa pode oferecer produtos e serviços excepcionais, mas isso não é suficiente para ser conhecida e alcançar novos mercados.

Devemos investir em marketing para que os clientes em potencial consigam encontrar nossas soluções.

A estratégia começa pelo branding, quando uma identidade clara é estabelecida. O branding comunica o que a empresa é, faz e representa.

Essa comunicação é alcançada por meio de um nome adequado, um logotipo e cores e imagens que transmitam a mensagem.

Com o logotipo pronto, precisamos colocá-los em todos os materiais de comunicação: publicidade, cartões de visita, envelopes, assinatura de e-mail, site, redes sociais e assim por diante.

O objetivo é, a partir do branding, construir a consciência da marca e visibilidade.

Outro ponto importante é considerar o plano de negócios, para conhecer a fundo a empresa de estofados e seus clientes.

Antes de escolher os elementos que integrarão a estratégia geral de marketing, precisamos pensar cuidadosamente sobre o público-alvo:

  • perfil demográfico;
  • idade;
  • onde vive;
  • serviços utilizados;
  • soluções buscadas;
  • como o produto atende às necessidades desse público.

A clareza sobre os detalhes do público-alvo permite o desenvolvimento de uma estratégia direcionada com enfoque para os canais com maior probabilidade de gerar resultados. Nesse sentido, as redes sociais têm muito potencial.

Além de estar presente nas mesmas áreas que o público do negócio, a empresa de estofados deve produzir e compartilhar conteúdo nesses canais.

Para alcançar um público qualificado para adquirir as soluções disponíveis, devemos usar anúncios pagos nas redes sociais, pois eles segmentam um grupo específico para entregar o conteúdo. Consideram fatores como:

  • gênero;
  • idade;
  • localização;
  • interesses;
  • hábitos de compra e outros.

O investimento não é alto e os resultados são surpreendentes. Caso não tenha domínio desse tipo de ferramenta, a solução é contratar profissionais qualificados para operá-la ou uma agência de marketing.

Outros pontos de atenção para alavancar o marketing da empresa de estofados: ter um site atualizado e feito a partir de técnicas como SEO, criar uma lista de contatos para disparar e-mails e usar o Google Meu Negócio

7. Desenvolva suas habilidades profissionais e interpessoais para ser um líder de excelência

Todos os pontos abordados até aqui necessitam do papel de uma liderança atuante. 

Sendo assim, quem está em busca de informações sobre como gerenciar uma empresa de estofados, necessita desenvolver constantemente as próprias habilidades profissionais e interpessoais.

Uma das características, que já falamos ao longo do texto, é a disciplina. Sem ela, são grandes as chances de perder o controle dos negócios.

Um bom líder conhece a realidade do caixa, sabe o que passa pelas finanças da empresa.

Outra habilidade que precisa ser exercitada é a organização. É fundamental estabelecer rotinas e ter ferramentas que ajudem a controlar os processos, principalmente as contas a pagar e a receber e os compromissos assumidos com os clientes, fornecedores e outros parceiros.

O gestor de uma empresa de estofados também deve ser líder, ou seja, saber delegar tarefas e, consequentemente, confiar naqueles que fazem parte da equipe.

Liderar vai além, pois tem a ver com o nível de conhecimento sobre o negócio e a coragem de dar a ele o que for necessário, inclusive assumindo riscos calculados a partir do plano de negócios.

A capacidade de se comunicar também é essencial no dia a dia do gestor, pois permite alto poder de negociação com fornecedores e clientes, além de interagir adequadamente com os colaboradores.

E já que falamos no dia a dia do negócio, a flexibilidade, para lidar com as diferentes situações, se mostra como verdadeira aliada do líder. É preciso saber como agir diante dos erros e acertos, promovendo os ajustes que o negócio precisa.

As 7 dicas acima são imprescindíveis para gerenciar uma empresa de estofados. Devemos aproveitá-las para melhorar, diariamente, nossa performance à frente do negócio.

Para continuar nessa jornada de conhecimento, sugerimos a leitura de outro artigo: Giro de estoque: descubra como calcular. Aprenda a calcular o giro de estoque e veja como ele pode maximizar sua lucratividade.

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