Cortinas devem ir até o chão? Os arquitetos e designers de interiores costumam concordar que o mais elegante é que elas preencham o espaço do teto ao piso. Mas essa regra tem algumas exceções e a Promex Decor te explica como acertar na altura da sua cortina.
Cortinas elegantes: como escolher o comprimento certo
O comprimento exato da cortina varia de acordo com a parede, mas o tecido precisa ficar muito próximo ao chão sem tocá-lo. Se ficar curto demais, pode dar a impressão de que faltou material. Por outro lado, se ficar longo demais vai arrastar no chão e comprometer o caimento da cortina.
Uma excelente comparação é um vestido longo de festa, que precisa ser ajustado de acordo com o tamanho do salto para ficar rente ao piso sem mostrar os pés e nem estragar arrastando no soalho.
A quantidade de tecido da cortina também deve ser calculada para ficar rente ao teto. Dessa forma, confere um visual mais clean para o ambiente e traz sensação de amplitude visual, como se o teto estivesse mais alto do que realmente está.
Para um efeito ainda mais elegante e sofisticado, utilize tecidos que valorizem estas características nas cortinas, como New Georgia, Fole e Lenno da Promex Decor.
Exceções: Quando a cortina não precisa ir do teto ao piso?
Se houver um móvel na frente da cortina, a regra do teto ao piso pode ser flexibilizada. Neste caso, se for possível afastar o sofá, banco ou outro objeto que está encostado na parede,a cortina pode seguir a altura ideal mencionada anteriormente. Mas se não for possível desencostar o móvel da parede, a cortina precisa descer até quase o encostar, mas terminar antes.
E até o momento nosso artigo focou nas cortinas de tecido, mas essa regra não se aplica a persianas e cortinas romanas. Para esses tipos de cortina não é recomendável descer até o chão. Na verdade, persianas e cortinas romanas devem cobrir apenas a área da janela.
Quer encontrar o tecido ideal para sua cortina? No site da Promex Decor há opções versáteis, com tecnologia e qualidade para atender às suas necessidades em projetos residenciais e corporativos.