Como aumentar as vendas de uma empresa de tecidos?

Quando temos uma empresa de tecidos e buscamos informações sobre como aumentar as vendas, antes devemos entender o contexto do mercado.

É inegável que, nas últimas décadas, mudou a maneira como as pessoas e empresas vêm consumindo produtos, principalmente no varejo.

Essa mudança se dá por diferentes motivos: de hábitos mais conscientes até o nível de experiência que têm como consumidores.

Sendo assim, é fundamental entendermos as transformações sociais, profissionais e econômicas. Elas são essenciais para aumentar a eficiência nas vendas, consolidando o negócio no mercado.

Vamos juntos ver como aumentar as vendas de uma empresa de tecidos!

Saiba quem é seu cliente na empresa de tecidos

É comum nos depararmos com notícias e conteúdos que destacam a importância de se manter uma boa relação com os clientes. No entanto, será que estamos fazendo isso corretamente? Eles recebem a devida atenção?

As empresas orientadas para o relacionamento com o cliente são as que encontram mais oportunidades de crescimento. Isso acontece porque essa estratégia é utilizada como ferramenta de negócios.

Ela identifica os tipos de relações existentes entre a marca e os consumidores.

Quando os clientes são conhecidos com profundidade, torna-se mais fácil otimizar uma série de processos internos, além de evitar problemas durante o atendimento e aumentar as chances de fechar negócios e fidelizar.

Isso ocorre porque, no momento mais adequado, o tecido certo é oferecido ao cliente ideal.

Uma vez que sua empresa de tecidos não conhece determinado cliente, ela passa a gastar uma boa quantidade de recursos — tanto financeiros quanto humanos.

Essa busca por resultados satisfatórios, entretanto, pode abrir caminho para riscos capazes de prejudicar a imagem da marca.

Imaginemos o constrangimento que seria, por exemplo, oferecer tecidos nada ecológicos para uma empresa cuja prioridade é valorizar e cuidar do meio ambiente.

Os consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, estão cada vez mais ativos nas redes sociais e um deslize como o exemplo acima pode causar uma crise de imagem.

A melhora no nível de relacionamento com os clientes se mostra necessária. Por isso, o primeiro passo é identificar o tipo de relação que eles buscam. Os mais comuns são:

  • Troca básica: buscam soluções rápidas, confiáveis e a um preço justo. Não quer ter trabalho para escolher o que deseja.
  • Parceiro de negócios: deseja manter uma relação a longo prazo e quer trabalhar em conjunto.
  • Passageiro: procura, mesmo que momentaneamente, novidades para oferecer ao público.
  • Amigos: deseja que sua empresa seja um ponto de apoio, então acaba valorizando uma comunicação honesta.

A partir da identificação correta do tipo de relacionamento com os clientes da sua empresa de tecidos, torna-se mais fácil definir as estratégias para lidar com cada marca e atender às diferentes expectativas.

Para tal, é fundamental implementarmos um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), que funciona como uma central de informações.

Por meio dessa ferramenta, conseguimos:

  • segmentar os potenciais e atuais clientes;
  • monitorar os contatos feitos com eles;
  • identificar o tipo de relação;
  • personalizar a comunicação e a oferta de produtos;
  • desenvolver estratégias de cross e up selling;
  • fornecer informações precisas ao time de vendas;
  • cultivar um bom relacionamento com os clientes.

Ofereça uma excelente experiência de compra

A experiência de compra é a arte de encantar clientes — fundamental quando buscamos informações sobre como aumentar as vendas.

Ela envolve todas as percepções que os clientes recebem durante o processo de compra do produto. Vai além: identifica o que sentem após o fechamento do negócio.

Esse assunto está completamente relacionado a sentimentos, emoções e sensações, ou seja, gatilhos que podem facilitar o aumento das vendas na sua empresa de tecidos.

Quando cuidamos dessa estratégia, mudamos a abordagem durante as vendas.

Uma experiência de compra memorável é capaz de nos aproximar de nossos objetivos. Mas como devemos projetar essa experiência de compra inesquecível?

Alguns elementos são primordiais para que essa experiência seja ímpar e eles devem estar presentes em todos os ambientes, ou seja, na loja física, escritório comercial e e-commerce. Vamos conhecê-los a seguir:

Ambiente

O primeiro elemento a ser considerado na experiência de compra, como forma de aumentar as vendas de uma empresa de tecidos, é seu ambiente.

Devemos considerar, portanto, os aspectos decorativos e visuais presentes tanto no local físico quanto no ambiente virtual — caso do e-commerce.

No que diz respeito às lojas físicas, aspectos como cor das paredes, tipo de iluminação, música ambiente e até o aroma do lugar são capazes de influenciar.

Já nas lojas virtuais, devemos nos atentar às cores da página, o design, o tamanho das imagens, a posição dos botões de compra e a diversidade de informações.

Serviço

Outro elemento capaz de influenciar no aumento das vendas é o serviço.

Aqui, voltamos a tocar no tema relacionamento. Os vendedores ou os membros do time comercial não devem se concentrar em uma única compra. É necessário construir um relacionamento de longo prazo.

No espaço físico, precisamos considerar o modo como a equipe se expressa e atende aos clientes. Já no ambiente virtual, há outras variáveis que estão relacionadas à experiência do usuário, também chamada de UX.

Essas variáveis envolvem o funcionamento dos mecanismos de pagamento, a velocidade de carregamento das páginas, a facilidade de encontrar informações de produtos, além da disponibilidade de atendimento on-line.

Transparência

Devemos levar em conta ainda o nível de consciência em relação às decisões de compra. Nesse sentido, a transparência das informações deve prevalecer.

É importante garantir que o site, as redes sociais, os catálogos e demais fontes de informação estejam bem abastecidas com o necessário para facilitar as decisões de compra.

Qualidade e variedade

O quarto elemento capaz de contribuir para o aumento das vendas de uma empresa de tecidos é a qualidade e a variedade dos produtos.

Tecidos que se destacam pela criatividade e inovação são os mais desejados pelo mercado, pois lideram a preferência dos consumidores.

É fundamental, portanto, escolher produtos com grande variedade e ampla diversidade de cores.

Devemos considerar a oferta de diferentes linhas, desde as mais básicas e versáteis, aos decorativos, ideais para revestir almofadas e estofados em geral.

Tecidos rústicos pesados, de trama mais evidente, também precisam fazer parte do portfólio, assim como os mais aconchegantes, como os suedes e veludos.

Para áreas externas, por exemplo, os tecidos acrílicos são sempre uma excelente opção.

Já a qualidade deve proporcionar durabilidade para diferentes projetos. Fibras e tecidos mais sustentáveis, por exemplo, refletem atitudes com responsabilidade social, ambiental, econômica e cultural.

Tecidos com certificações internacionais, como Oeko-tex®, garantem que todos os componentes do artigo foram testados quanto a substâncias nocivas.

Já Global Recycled Standard é um padrão internacional voluntário que define os requisitos para a certificação terceirizada de materiais reciclados, cadeia de custódia, socioambientais e restrições químicas.

Acompanhe as tendências do setor têxtil

A próxima dica, sobre como aumentar as vendas de uma empresa de tecidos, é acompanhar as tendências do setor têxtil.

Para 2023, três palavras estarão no topo das tendências: sustentabilidade, tecnologia e bem-estar.

Ter produtos com as características acima é fundamental para atrair o público e estar de acordo com os rumos do mercado.

As tendências do setor têxtil para 2023 acompanham as mudanças do comportamento do consumidor, bem como as transformações do mercado.

Devemos compreender, portanto, o contexto atual para avaliar as tendências e começar a investir nelas.

O Brasil, segundo a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), possui a maior cadeia têxtil completa do ocidente.

Nosso país produz fibras, planta algodão e tem um importante circuito de moda, além de ter fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e um forte mercado.

Depois do período pandêmico, o mercado notou que o público está mais preocupado com a experiência, o encantamento, a sustentabilidade, o conforto e a tecnologia presentes nos tecidos.

Vamos falar sobre cada uma delas:

Bem-estar

Uma pesquisa da WGSN, sobre os sentimentos-chave para 2024, mostra que os pesquisadores que focam no estudo dos efeitos pós-traumáticos da pandemia afirmam que as pessoas podem desenvolver sentimentos positivos até em momentos difíceis.

Isso ajuda a entender como os eventos são processados. Sendo assim, até 2024 há a previsão de um otimismo realista, pois as pessoas estão sobrecarregadas por uma cultura de superação.

Paralelamente a isso, o custo de vida vem aumentando, assim como as pressões em torno da sustentabilidade. Desse modo, os consumidores vêm se interessando cada vez mais por produtos mais duráveis e que contribuam para o bem-estar.

A WGSN chama esse movimento de economia do cuidado, que vem se refletindo na indústria têxtil. Esta, por sua vez, está entregando para o mercado global de bem-estar tecidos responsáveis, tecnológicos e capazes de despertar emoções em seus consumidores.

Sustentabilidade e tecidos tecnológicos

Seguindo a lista de tendências, não podemos esquecer da força da sustentabilidade. Ela vem se tornando uma preocupação cada vez mais potente entre o consumidor, o mercado têxtil e a sociedade.

A Geração Z (que nasceu entre o fim da década de 1990 e 2010) é a que mais está atenta a esse assunto e está caminhando para se tornar o maior grupo ativo economicamente nos próximos anos.

De olho nesse futuro e no atual momento da sociedade, o mercado têxtil tem se preocupado com o desenvolvimento de novas tecnologias — principalmente as relacionadas à redução de grandes impactos causados pelo setor no meio ambiente.

Uma pesquisa da Textile Technology aponta que uma das tendências da indústria têxtil, até 2032, é a criação e produção em larga escala de fibras ópticas, metais e polímeros condutores que interagem com o meio ambiente.

Tecidos assim são capazes de detectar e reagir a estímulos físicos. A pesquisa também destaca o desenvolvimento de fibras naturais e de materiais recicláveis, que ajudam a reduzir o desperdício.

Sendo assim, sobre como aumentar as vendas do seu negócio, é importante buscar parceiros alinhados com essas tendências.

Invista em marketing

Se você deseja alcançar bons resultados para a sua empresa de tecidos em 2023, será necessário estabelecer metas e ações por meio de um planejamento estratégico de marketing.

Por mais que saibamos o básico de marketing, também devemos acompanhar suas tendências para os próximos anos.

Não é de hoje que estamos vivendo uma revolução no mercado de consumo e comportamento dos consumidores.

O marketing tem um papel fundamental para que seu negócio consiga se adaptar a essa nova realidade, tornando a marca atrativa para o consumidor.

Nesse sentido, os dados são grandes tesouros, indispensáveis para a realização de análises e a tomada de decisões pelas equipes de marketing e vendas — que devem trabalhar cada vez mais em parceria.

Dentre as tendências de marketing, para que o investimento nesse setor seja estratégico, está o propósito além do faturamento.

Sabemos que o lucro é essencial a qualquer empresa, mas o propósito de marca se faz necessário. A Deloitte já apontava essa tendência em 2022.

O propósito precisa ir além da maximização dos lucros. Cabe a todos repensarem desde a entrega do produto até o engajamento dos colaboradores e da comunidade.

Marcas de alto crescimento que se comprometem de forma holística com um propósito, e refletem as necessidades dos consumidores, ganham vantagem competitiva.

Outra tendência é o foco na experiência. Ela garante um nível maior de satisfação, evitando perdas.

Quem deseja aumentar as vendas precisa satisfazer necessidades específicas. No caso do Marketing, o Inbound consegue transformar o conteúdo em algo mais orgânico e pessoal, afastando-o de uma produção fria e comum.

Destacamos ainda o conteúdo gerado pelo usuário, que pode ser um texto, uma foto, um comentário ou um vídeo.

A marca que quiser crescer e aumentar as vendas de tecidos deve criar identificação com seu público em um nível no qual ele produzirá conteúdo.

Devemos deixar sempre abertos espaços para que os clientes comentem e atestem a eficiência dos itens. Dar voz ao público também tem a ver com relacionamento, que, no fim, é a base para entender as necessidades dos consumidores e ofertar os produtos certos, no momento ideal e na forma mais adequada.

As dicas acima sobre como aumentar as vendas de uma empresa de tecidos podem ser praticadas o quanto antes, para que os resultados sejam obtidos na mesma velocidade.

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