Projeto Restauro

O Projeto Restauro, idealizado pelo designer Cadu Silva, visou recompor móveis antigos que se encontravam quebrados em antiquários introduzindo novos elementos. Nessa reconstituição, o desafio foi reinserir estes corpos obliterados durante a construção de uma auto-imagem nacional para chamar a atenção às suas contribuições ocultadas.

O designer procurou, desta forma, levantar o questionamento sobre o que entendemos sobre Brasil, “brasilidade” e o papel do design de móveis nessa dinâmica.

As impressões 3D, realizadas pela Nova Silk, representam uma fotografia tirada do fim do século XIX, de autoria de Christiano Junior. Este fotógrafo tirava fotografias posadas de escravizados a pedidos de seus senhores ou estrangeiros. As imagens estampavam cartes de visites que circulavam pela Europa e fornecia bases para uma visão exotizada do país e seu povo.

O Projeto Restauro é sobre esta criação de nossa identidade e sua construção simbólica violenta. É, também, um questionamento sobre o papel do designer enquanto compositor de imagens e símbolos e as mensagens que reitera quando trata de design brasileiro.

Projeto Restauro
Projeto Restauro
Projeto Restauro

As a cadeiras foram confeccionadas pelos tecidos Modenna, na cor Azul Sardenha e Suécia, na cor Coral. Eles se destacam pela sua alta resistência e extensa cartela de cores, se adequando aos mais ousados projetos.

Projeto Restauro
Projeto Restauro