Segundo o Jornal El País, Copenhaguen, capital da Dinamarca, tem um dos padrões de vida mais altos do mundo. No entanto, o bem estar dos dinamarqueses não se apega ao luxo ou ostentação. Ainda segundo o jornal, “lá se respira uma agradável sensação de conforto e felicidade baseada em saber desfrutar a vida à base de planos simples e descontraídos, em solidão ou em boa companhia.”

A coleção Promex Decor 2021 é inspirada na simplicidade, aconchego e tradição da maravilhosa Copenhaguen. Após muita pesquisa, buscamos trazer para a nova coleção essa gama de emoções, com muita qualidade, sustentabilidade e, sobretudo praticidade em face às mudanças que o mundo enfrenta. Todo o colorido, nostalgia e aconchego da cidade dinamarquesa são contemplados em nossa coleção que busca trazer conforto para todos os espaços, sejam eles residenciais, corporativos, internos ou externos, despertando os sentidos e convidando ao relaxamento e à contemplação do belo.

São texturas, toques, cores suaves e elegantes que tornam os ambientes mais atraentes e envolventes, tudo isso pensado para dar prazer e bem estar, tornando cada detalhe da decoração em tecidos, uma parte importante do dia a dia e do estilo de cada pessoa ou grupo de pessoas.

Decoração para todos os estilos

Cada pessoa tem um estilo, um modo de ser e de querer algo em todas as esferas do cotidiano. Na decoração não é diferente, por isso a Promex Decor pesquisou até encontrar tecidos que contemplem essa individualidade, porém sem esquecer que a maior parte dos ambientes são coletivos e que tendências estão aí para serem seguidas.

As tendências mundiais para 2021 resgatam a história da humanidade, trazem uma volta ao tradicional, ao teatral, focando na nostalgia, com simplicidade e elegância. Buscam, em sua essência, o conforto e a proteção, com coloridos suaves, discretos e sóbrios.

Com os recentes eventos mundiais, o consumidor, tornou-se mais exigente e cuidadoso na hora de escolher elementos decorativos. Tudo é pensado para trazer não apenas beleza, mas praticidade, funcionalidade e ao mesmo tempo durabilidade, pois já não se consome tanto quanto em outros tempos.

Tendo tudo isso em mente, a Promex Decor desenvolveu a coleção 2021 com muito cuidado e atenção aos detalhes. Nossas pesquisas, testes e estudos, demoraram mais de um ano para serem finalizados. Porém, o resultado final são produtos únicos, que irão agradar a todos os gostos e estilos.

A coleção foi dividida em quatro temas, que buscam ir de encontro às necessidades e vontades dos nossos consumidores. Cada tema tem suas particularidades, paletas de cores e texturas que mesclam tecidos especiais, macios, suaves e toque agradável. Vamos conhecer cada um dos nossos temas?

Tema Ópera: simples, essencial, confortável

O tema Ópera está relacionado a um estilo clássico, que valoriza tudo o que existe de bom na história da humanidade. A ópera é uma obra completa, que une diversas formas de arte, retrata um cenário de opulência e resgata o desejo de nos conhecermos de forma mais profunda.

A história de vida dos nossos antepassados é inspiradora e nosso desafio é trazê-la para o novo e moderno, atendendo às necessidades do atual modo de viver, afinal muitas mudanças aconteceram, principalmente neste último ano e a decoração deve acompanhar essas mudanças.

Dentro desse conceito houve um estudo de diferentes épocas, onde foi explorada uma estética mais teatral e nostálgica na busca de estilo e personalidade próprios.

O tema Ópera é composto por tecidos elegantes e refinados como os veludos, por exemplo, e pelos mais encorpados, com textura mais evidente, como é o caso dos bouclês.

A paleta de cores é inspirada em tons perolados, neutros e várias tonalidades de mármore. Os clássicos vermelho, verde e azul surgem em tonalidades mais escuras, sóbrias e discretas.

Nesse tema temos os tecidos Valby, Melby, Vat, Klim, Fole, Copenhagen, Arhus, cujas tramas trazem leveza, suavidade e destaque para móveis e cortinas. São de uma simplicidade requintada e glamourosa e tornam qualquer ambiente sofisticado e convidativo.

 

(Coleção Promex Decor 2021 – Tema Ópera)

Tema Identidade: natural, sustentável, descolonização do design

O tema Identidade traz um conceito de decoração mais cozy (acolhedor, aconchegante, confortável). Tem em sua essência a autenticidade, a sustentabilidade e a criatividade. Evidencia o momento de resgatarmos as nossas raízes e trazer para a decoração o que temos de melhor em nosso planeta.

Durante os estudos ficou clara a necessidade de valorizar o design e trazer autenticidade para a decoração, reaproveitando materiais, dando novo estilo ao que já está à nossa disposição. É em tempos de crise que devemos exercer a nossa criatividade, sendo originais e auto suficientes.

A natureza é o ponto chave desta coleção, pois está muito presente em nossas vidas. Partindo dessa ideia, surge a consciência de reaproveitarmos materiais de forma integral e sustentável.

A paleta de cores é composta por tons da natureza, principalmente os tons de planta e flores secas, mas há também a palha, o mel, cerâmica e os verdes e amadeirados.

Nessa proposta, os tecidos são mais básicos, com tramas aconchegantes e visual artesanal. Como exemplos temos: Fyn, Darup, Klinte, Vat, Valby, Matte, Klim, Tívoli e Narb que trazem a natureza para os ambientes, conectando os espaços de forma autêntica e despojada.

(Coleção Promex Decor 2021 – Tema Identidade)

Tema Pausa: quietude, conforto, aconchego

Esse tema está relacionado a um estilo de decoração contemporâneo. Neste conceito destaca-se a necessidade da pausa, conexão e quietude em nossas vidas. As pessoas buscam momentos de interiorização com conforto e aconchego Por isso os móveis e decoração deverão contemplar, além do visual, a praticidade e a organização, com toques suaves e relaxantes que remetam à fuga da rotina do dia a dia e do estresse.

O conforto é um dos principais focos, não só em ambientes residenciais, mas também nos corporativos, que a cada dia terão uma estética ainda mais semelhante. As prioridades mudaram, portanto é necessária a mudança de paradigmas, o que antes servia, hoje poderá não servir mais.

Os ambientes de trabalho, em casa ou nos escritórios, vão refletir ainda mais o desejo e sentimento de aconchego, conforto e conexão.

Os móveis, nesse conceito, são modulares e multifuncionais e a natureza irá permear a decoração de maneira mais intensa. Os tecidos para cortinas terão a funções de dividir os ambientes, dando mais privacidade para quem está em Home Office.

Outro fator importante é a limpeza e organização dos espaços, já que servirão para várias finalidades como trabalhar, meditar e descansar. Os tecidos deverão, portanto, atender a cada necessidade e vontade, de forma orgânica e prática.

A paleta de cores é composta tons monocromáticos, que trazem simplicidade e organização aos interiores. Há ainda os tons neutros quentes e frios, bem como os verdes suaves que nos proporcionam a sensação de calma e limpeza.

Nessa proposta, os tecidos possuem tramas suaves e aconchegantes, trazem suavidade e maciez, dando conforto ao mesmo tempo que a praticidade e a segurança tão necessárias. Alguns exemplos são Tívoli, Plot, Flat, Olby, Marb, Melby, Klinte e Copenhagen.

(Coleção Promex Decor 2021 – Tema Pausa)

Tema Sensitive: felicidade, fluidez, bem estar

O tema Sensitive está relacionado ao estilo da alta decoração. Nesse conceito, a neuroestética (abordagem científica da arte sobre a forma como ela é produzida e consumida) é utilizada para buscar formas de viver que propiciem mais felicidade e conforto. Prioriza sentimentos e sensações na busca constante de viver bem e com alegria, com impacto direto na saúde e qualidade do sono.

Esse conforto não se baseia apenas no toque, mas também no conforto visual e mental. A tecnologia é aplicada para o auto conhecimento e para proporcionar cada vez mais bem estar e qualidade de vida. Nessa estética são consideradas formas mais arredondadas, fofas e fluidas e que estimulem nosso cérebro a relaxar e repousar.

Como o próprio nome sugere, a sensibilidade e um olhar mais amoroso aos espaços que utilizamos no dia a dia serão mais frequentes de agora em diante. As pessoas já não se contentam com objetos impessoais e que não agreguem valor às suas vidas.

Nesse tema, a paleta de cores é composta por cores confortáveis, densas e sem saturação, destacando os tons quentes que estão ligados às nossas sensações e sentidos

Os tecidos tem um toque ultra macio ou texturas e ondulações, que ao mesmo tempo em que nos protegem, estimulam nosso cérebro positivamente. Alguns exemplos são: Velvet Clean, Veludo Melby, Veludo Cotelê, Copenhagen, Valby, Clean e Narb

Na Coleção Promex Decor 2021, cada textura, cor e detalhe foram estudados e pensados para uma nova realidade e um momento único, porém de forma a contemplar diferentes estilos e personalidades. O rústico e o high tech se mesclam para trazer o tradicional e o contemporâneo, o simples e o elegante, o sóbrio e o alegre. Tudo isso com qualidade, conforto e durabilidade

 

(Coleção Promex Decor 2021 – Tema Sensitive)

Quer ficar por dentro das novidades do segmento de tecidos? Siga a Promex Decor no LinkedIn.