VELUDO ESCANDINAVO

inspiração do design nórdico

O veludo Escandinavo da Promex Decor é super macio, repelente a água, resistente ao uso e já vem dublado. Sua cartela de cores neutra é perfeita para compor ambientes com inspirações nórdicas.

O design escandinavo é referência mundial e ainda se mantém como vanguarda por possuir uma mistura única que agrega funcionalidade, conforto e simplicidade a uma boa dose de talento. O resultado se traduz em obras de encher os olhos!

É curioso e óbvio perceber que o clima, a geografia, o colorido do lugar influenciam na cultura de um povo e consequentemente em sua produção artística e cultural. O design nórdico, e como nórdico estou englobando Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e adjacências congeladas, produz uma cultura do essencial. O frio hostil, as poucas cores, a intensidade do branco e os longos períodos de baixa luminosidade, além da escassez de materiais, levam a um design limpo, claro e funcional, em que a beleza está na linha exata e necessária e nunca no excesso.

“O produto escandinavo consegue combinar a funcionalidade com a fusão de formas humanas e naturais. Embora seja industrial, ele tem uma qualidade percebida típica do produto artesanal”, afirma Leonardo Mangiavacchi, diretor da escola de design do Instituto Europeo di Design (IED), em São Paulo.

Naturalmente belos, os móveis escandinavos contemporâneos tendem a encantar ainda mais quando combinados com elementos de outras origens e estilos.

O design escandinavo passou a se tornar notório na década de 1950, devido à sua funcionalidade e praticidade. Nessa época, Arne Jacobsen emergiu como uma das personalidades mais significativas da arquitetura e do design nórdico. Ele foi arquiteto, decorador, projetista de móveis, têxteis e cerâmicas. A poltrona Egg, de Jacobsen, criada em 1957, mantém a sua ousadia e modernidade até os dias de hoje. Também ficaram famosas suas poltronas Svanen (cisne), Draben (gota) e Gryden (tigela), que decoravam ambientes.

A escandinávia é uma região que tem se mostrado celeiro da vanguarda do design por muito tempo. O trabalho dos designers nórdicos sempre valorizou as características dos materiais naturais, como os veios das madeiras, e a estrutura dos objetos, deixando-a aparente.

O minimalismo é outra das senhas de identidade dos ambientes escandinavos. Os espaços são funcionais cheios de simplicidade e leveza visual nas suas formas. O tom claro da paleta cromática ajuda ainda mais a criar esse interior minimalista. O dinamismo nos ambientes geralmente vem cheio de pequenos detalhes em acessórios de cor intensa.

O branco é o tom mais utilizado neste tipo de ambiente. Em ocasiões é incrível a versatilidade que se pode dar a esta cor. Mas há que relembrar que nos países nórdicos a luz natural é escassa. E os tons brancos são as cores que mais realçam a luz natural, ainda que seja pouca. Os móveis e os acessórios decorativos são os que dão “cor” a tanta brancura.

By | 2017-08-21T18:32:36+00:00 julho 20th, 2015|Editorial, Estofados|0 Comments